loader-image
temperature icon 24°C
algumas nuvens

CASA KONDER

A Casa data do final do século XIX. É uma das edificações tombadas pelo patrimônio histórico da cidade. Abrigou uma família de imigrantes ativos na vida política republicana (Família Konder). Ao longo do século XX, a edificação teve muitos outros usos. 

A denominada “Casa Konder” foi uma das primeiras construções realizadas pelo arquiteto alemão Reinhold Roenick. Tal edificação foi construída com o objetivo de tornar-se a segunda residência de Marcos Konder, o patriarca da família Konder, antes de sua última viagem à Alemanha, porém o mesmo nunca chegou a morar neste espaço uma vez que acabou por falecer ao aportar no porto alemão de Hamburgo. Em 1910 a “Casa Konder” passa a ser sede do Comitê Civilista Pró-Rui Barbosa criado por Marcos, Adolpho e Victor, filhos de Marcos Konder, desde então a casa passou a abrigar personagens políticos das esferas municipais, estaduais e federais. A algumas décadas a casa foi adquirida pela Caixa Econômica Federal e restaurada em 1980.

Localizada na Rua Lauro Müller, 83, a edificação compõe um conjunto arquitetônico que documenta o surto desenvolvimentista entre o final do século XIX e início do XX. Os edifícios que compõe este conjunto são ecléticos, ligados a atividade portuária que ali se desenvolveu pela valorização da Erva Mate e da Madeira, e apresentam características de influência alemã e italiana. Esta edificação em especifica guarda traços neoclássicos, marcado pelas colunatas, frontão reto na fachada principal e arcos plenos de suas aberturas. O eixo de simetria é reforçado pela mansarda que se estende até o alinhamento da fachada, possuindo uma sacada de gradis ferro.

Fonte: UDESC

CONFIRA MAIS
INFORMAÇÕES

Visita com agendamento:
Segunda a sexta-feira 14h às 18h
Telefone: (47) 3348-1886 / (47)3349-7573

Cronologia
Histórico Arquitetônico

 1898 a 1904 – Início e término da construção da casa.

 1910 – Fundado o primeiro Comitê Civilista Pró-Rui Barbosa.

 Década de 50 – Numa das salas, funcionou a Biblioteca do Centro Cultural.

  1980 – Início da parceria com a Caixa Econômica Federal.

 1998 – Vira sede do Arquivo Histórico e Espaço Cultural.

 2001 – O Arquivo Histórico é transferido para a Casa Lins.

conheça nossa arquitetura